Tutorial: esfumado com brilho

Tutorial: esfumado com brilho


Primeiro tutorial do blog! 😀 #ansiedade

Nunca tinha montado um tutorial antes. Então, procurei fotografar detalhadamente, e explicar bem cada passo, pra que fique mais fácil de reproduzir, ok? Mas quem realmente vai me dizer se essa estratégia é boa são vocês. Sugestões de melhoria são bem vindas 😉

PhotoGrid_1380510450986

Pra inaugurar, escolhi um look fácil e razoavelmente neutro, que pode ser usado pra uma festa mais importante, como formatura ou casamento, ou pras badalações noturnas do final de semana. Depende da sua produção e do acabamento que você vai dar à maquiagem. É um esfumado com bastante brilho, e que fica ótimo em olhos pequenos e caidinhos (como os meus) porque tem esse puxadinho no final. Se não for o seu caso, é só fazer o desenho do canto externo um pouco mais arredondado, que também fica lindo 🙂

PhotoGrid_1380490398985

Começo com a pele limpa e tonificada, seguida por um hidratante facial leve. Não faça a cobertura com base, pó, etc porque vai cair sujeira! Deixa essa etapa para o final. Apenas aplique um corretivo nas olheiras e pálpebra superior para uniformizar a cor e destacar as sombras.

Na foto: Corretivo cremoso Natura Aquarela e corretivo líquido HD Yes! Cosmetics.

PhotoGrid_1380496088575

Com a sombra marrom médio e o pincel de esfumar pequeno e mais denso, marco o côncavo “imaginário” do meu olho gordo. Se você possui um côncavo natural, agradeça a Papai do Céu marque-o e aproveite o que a natureza te deu! 😛 O objetivo é traçar uma espécie de “linha guia” pra você não se perder no formato do seu esfumado 😉

Na foto: sombra marrom do quarteto Natura Una e pincel para esfumar de Eudora.

PhotoGrid_1380496145413

Limpo o pincel de esfumar num lenço de papel e esfumo a parte de fora do desenho do côncavo, suavizando-o. Deixo o canto externo um pouco mais escurinho que o resto do desenho.

Na foto: pincel para esfumar sombra de Eudora.

PhotoGrid_1380496035071

Passo lápis preto cremoso no canto externo e espalho com  pincel pequeno de corretivo. Você também pode espalhar com o dedo, mas como é pra deixá-lo mais concentrado em uma área pequena, tome cuidado pra não espalhar demais! O pincel, nesse caso, dá mais controle 😉 Esfumo de leve trazendo um pouco do preto para o côncavo com o esfuminho, mas deixando tudo “dentro” da sombra marrom esfumada.

Na foto: lápis preto mega impact Avon, esfuminho do lápis de esfumar Avon, e pincel para corretivo Eudora.

PhotoGrid_1380495871294

Com um pincel gordinho e achatado, pego sombra asfalto/chumbo escuro e aplico sobre o lápis do passo anterior. Para que o canto externo fique bem escuro, aplico depositando suavemente, como se fossem “carimbadas”. Não se preocupe se o seu puxadinho não ficar ‘perfeito’ nesse passo, porque depois vamos corrigi-lo. Concentre-se em deixar a cor bem aplicada e uniforme, mais ou menos no formato que você quer no final. E trabalhe sempre “dentro” daquele marrom do início, ok?

Na foto: pincel L. A. Colors Professional e sombra asfalto/chumbo da paleta Nyx.

PhotoGrid_1380496260093

Umedeço um pincel pequeno, gordinho e achatado na água, retiro o excesso, e depois pego uma sombra clarinha e bem cintilante. Aplico-a no canto interno até a metade da pálpebra superior, caprichando na cobertura, e também dando “carimbadas”.

Na foto: pincel para depositar sombra de Eudora e cor mais clara do duo de sombras alta cintilância Natura Una.

PhotoGrid_1380496338891

Limpo o excesso de sombra do pincel num lenço de papel e volto a umedecê-lo em água. Em seguida, passo na sombra azul cintilante.

Na foto: pincel para depositar sombra de Eudora e cor azul do duo de sombras alta cintilância Natura Una.

PhotoGrid_1380506938802

Aplico a sombra azul na intersecção da sombra mais clara com a chumbo/asfalto, esfumando o encontro das cores, para eliminar as marcas. Cuido para não cobrir totalmente nem a sombra clara, nem a escura. No final, quando o pincel já perdeu muito da umidade, pego um pouco de sombra azul seca (mais brilho do que cor) e coloco em cima da chumbo. Você também pode fazer isso com os dedos, carimbando de leve, para que o canto externo ganhe um pouco de brilho, mas ainda assim continue mais escuro que o meio da pálpebra.

Na foto: pincel para depositar sombra de Eudora e cor azul do duo de sombras alta cintilância Natura Una.

PhotoGrid_1380507295803

Volto para o pincel de esfumar do início, e pego sombra marrom escura e opaca. Marco novamente o côncavo, sempre por fora do preto e das sombras que já aplicamos. Limpo o excesso de sombra do pincel num lenço de papel, e esfumo o limite externo da sombra, suavizando o desenho, mas ainda deixando-o um pouco marcado. A ideia é não sumir com o marrom, mas deixá-lo como um sombreado, especialmente em olhos gordinhos sem côncavo definido, como os meus. Se você possuir o côncavo marcado, pode esfumar um pouco mais.

Na foto: pincel para esfumar sombra de Eudora e sombra expresso Yes! Cosmetics.

PhotoGrid_1380507405480

Umedeça um cotonete no demaquilante e limpe toda a sujeira que eu avisei que ia acontecer caiu debaixo dos olhos. Aproveite para afiar definir o seu puxadinho do canto externo, deixando-o com o ângulo de inclinação e contorno que você desejar. É bem aí que os olhos caidinhos já começam a dar uma levantada. Geralmente o mais harmonioso é puxá-lo em direção ao final da sobrancelha. Tome cuidado pra não esticar a pele demais, nem fazer dobras, pois isso pode deformar o desenho. Vá com calma e suavidade, definindo aos poucos, se você estiver insegura.

Na foto: Demaq Divine demaquilante bifásico Eudora.

PhotoGrid_1380507514632

Dependendo do grau de sujeira, o cotonete pode não dar conta do recado sozinho, e algumas partículas continuarem brilhando na sua poker face bochecha. Umedeça de leve um lencinho ou disco de algodão e acabe com elas termine de limpar, para que só os seus olhos fiquem brilhando, hahaha.

PhotoGrid_1380507594634

Com o lápis preto cremoso, faça um traço não muito grosso na raiz dos cílios inferiores até a metade do olho. É importante que ele se conecte exatamente com o seu puxadinho esfumado.

Na foto: Mega impact delineador preto Avon.

PhotoGrid_1380507679170

Esfume de leve o lápis preto do passo anterior com a sombra marrom escura do côncavo e um pincel ponta de lápis. Esse passo é importante para que o lápis preto não escorra e nem borre, mesmo que você fique suada 😉 Com o resto de sombra que ficar no pincel, “suje” o resto da raiz dos cílios que estava “limpa”.

Na foto: pincel ponta de lápis Água de Cheiro e sombra expresso Yes! Cosmetics.

PhotoGrid_1380507980821

Usando o mesmo pincel ponta de lápis umedecido, passe a sombra azul cintilante do duo na raiz dos cílios inferiores, pegando o lápis esfumado até próximo do canto interno. Depois limpe o pincel num lencinho e passe um pouco da sombra clarinha na raiz dos cílios próximo ao canto interno dos olhos.

Na foto: pincel ponta de lápis Água de Cheiro e duo de sombras alta cintilância Natura Una.

PhotoGrid_1380508051528

Passo sombra rosada clarinha cintilante iluminando o canto interno usando um pincel chanfrado gordinho. Com o mesmo pincel, ilumino logo abaixo do arco da sobrancelha, já esfumando com o marrom do concavo.

Na foto: pincel de sombra chanfrado pequeno Prada e Magnetic eyes sombra duo baked enigmatic rose de Eudora.

PhotoGrid_1380508271776

Agora o momento pulo da gata: Passe um corretivo novamente nas olheiras, e também seguindo o puxadinho, tomando bastante cuidado para não manchá-lo. É nessa hora que o formato do seu esfumado fica mais definido e destacado, e o acabamento fica mais bonito 😉 Também cobre eventuais brilhinhos que possam ter caído novamente da parte inferior dos olhos.

Na foto: corretivo cremoso Natura Aquarela cor 10 e pincel de olhos grande chanfrado Prada.

PhotoGrid_1380508199839

Pinto a linha d’água superior e inferior com lápis preto, sujando bem de leve a raiz dos cílios inferiores. Também faço um delineado preto rente aos cílios superiores, para definir o olhar. Usei um delineador em caneta, que é mais fácil de manipular. Mas se você tiver delineador líquido ou em gel e habilidade, use-os. Depois percebi que a ponta da caneta ficou cheia de brilhos grudados, o que não deixou o delineado tão pretinho fail 😦 Faço um puxadinho de gatinho na ponta, acompanhando o desenho do esfumado, o que deixa tudo bem mais fácil 😉

Na foto: Mega impact delineador preto Avon e caneta delineadora preta, também da Avon.

PhotoGrid_1380508350157

Finalizo com curvex e trocentas camadas de máscara. Se você preferir, pode aplicar postiços e ter um look totalmente divo. Eu, como não me dou bem com a cola (geralmente me irrita os olhos :/) sempre capricho na máscara 😉 Intercalo camadas de diferentes tubos, para conseguir um efeito legal.

Na foto: Super máscara para cílios preta, Natura Aquarela. Mas usei várias outras junto, alternando. Nos cílios inferiores, foi a Máscara ultra fantástica preta de Natura Faces, que tem o aplicador menor.

E é isso! Os olhos estão finalizados. Se você quiser ainda mais brilho drag pode aplicar um pouco de glitter furta cor clarinho por cima de tudo, e fica lindo também 😀

Depois é só fazer a pele, com primer, base, corretivo, etc. Para combinar com os olhos marcados e brilhantes (trocadilho literal, hahaha) escolhi um batom nude, mas também brilhante. Pra ficar mesmo bem drag festivo! 😛

Então agora vamos aos materiais necessários produtos usados: (se clicar, a foto fica maior)

PhotoFancie2013_09_30_00_57_19

  1. Box of smokey look collection – Nyx (sombra preta);
  2. Pincel de blush – Yes! Cosmetics (para aplicar o iluminador);
  3. Pincel chanfrado de olhos – Prada (usei para o corretivo);
  4. Pincel duo fiber – Água de Cheiro;
  5. Demaq Divine Demaquilante facial bifásico – Eudora;
  6. Lip Deluxe Batom Luminoso cor sweet nude – Eudora;
  7. Super máscara para cílios preta – Natura Aquarela;
  8. Máscara ultra fantástica preta – Natura Faces;
  9. Primer facial HD – Yes! Cosmetics;
  10. Base HD bege claro – Yes! Cosmetics;
  11. Pó compacto facial HD translúcido – Yes! Cosmetics;
  12. Pincel Kabuki – Natura Una;
  13. Pincel Kabuki – Avon (para esfumar o blush);
  14. Magnetic eyes sombra duo baked enigmatic rose – Eudora;
  15. Duo de sombras alta cintilância cor 7 – Natura Una;
  16. Pincel de sombra chanfrado – Prada;
  17. Pincel para depositar sombra – Eudora;
  18. Pincel para esfumar sombra – Eudora;
  19. Pincel para corretivo – Eudora;
  20. Pincel ponta de lápis – Água de Cheiro;
  21. Pincel eyeshadow shader – L. A. Colors Professional;
  22. Super Curllacious Máscara – Avon;
  23. Super Drama máscara de Volume e alongamento – Avon;
  24. Corretivo líquido HD bege claro – Yes! Cosmetics;
  25. Corretivo cremoso cor 10 – Natura Aquarela;
  26. Chess Blush em pó multicolorido iluminador/rosa claro – Avon;
  27. Chess Blush em pó multicolorido malva/rosa oscuro – Avon;
  28. Delineador em caneta preto – Avon;
  29. Mega impact super delineador para olhos preto – Avon;
  30. Jillian Dempsey lápis para esfumar olhos com esfumador preto – Avon;
  31. Quarteto de sombras cor 3 – Natura Una;
  32. Curvex – Enox;
  33. Sombra unitária Yes Make.up expresso – Yes! Cosmetics (esqueci de colocar na foto).

Gostaram? Quem quiser reproduzir e postar no insta, é só marcar com a tag #laizaabreuinspired que eu vou ver \o/

Agora o momento #amomaquiagem pra mostrar pra vocês um comparativo do look. Do lado direito, o look pronto, e meus mini-olhos de formato caidinho mais levantados, e pele feita e tudo mais. Do esquerdo eu de cara lavada (e tonificada e hidratada :P) com a beleza e olheira natural que Papis do Céu me deu, hahaha.

PhotoGrid_1380509257110-1

O que vocês querem ver no próximo tutorial?

Anúncios

9 comentários sobre “Tutorial: esfumado com brilho

  1. eu faço o esfumado pra disfarçar a pálpebra inchada, mas nunca finalizo com esse canto externo bicudo pq meus olhos são muito pequenos e meio puxados com estou sorrindo. tentei fazer esse tipo de make com bico, mas ficava muito estranho, daí passei a finalizar com o canto arrendondado. estou fazendo certo?

    Curtir

    1. Realmente, tu podes fazer com canto arredondado, se os olhos são puxados. Mas também pode fazer um puxadinho curto, e com um ângulo que vá mais pra cima, em direção à sobrancelha, em vez de seguir reto para a raiz dos cabelos. Pra encontrar o melhor formato, te sugiro fazer alguns testes com o olho aberto, marcando o ponto onde você quer que o esfumado termine com um lápis de olhos, por exemplo. Depois fazer um olho e verificar, conforme a expressão facial sorrindo. Às vezes a gente acha meio estranho, no início. Fato é que se você achar o desenho puxado estranho, é só acertá-lo com o cotonete e demaquilante, até chegar no ponto ideal. Vai da sua intenção, se é pra sair do desenho de sempre. Acho que tanto um puxadinho curto quanto um arredondado meio amendoado devem ficar bonitos nos teus olhos, Ana 😉 Na dúvida, tira foto das duas opções e depois olha juntos, porque fica bem mais fácil visualizar a diferença assim. Eu mesma já fiz isso várias vezes, na dúvida de qual formato era o melhor. Pode me mandar as fotos dos formatos, se quiser! Beijos. :*

      Curtir

      1. valeu, laiza!! gostei muito da dica de fazer o canto externo menos anguloso, subindo mais pra sobrancelha. não tinha pensando/testado isso 🙂

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s