As diferenças entre regime e dieta

As diferenças entre regime e dieta


tudo_que_voce_precisa_saber_sobre_como_emagrecer

Apesar de serem termos usados em um mesmo contexto, eles não são sinônimos. Para muitos, a diferença é mínima ou sequer existe. A confusão de nomes ocorre, inclusive, na área de saúde.

Ambos estão relacionados à perda de peso, saudável ou não, e às alterações no consumo alimentar, corretas ou não. O regime consiste em práticas alimentares equivocadas para perder peso. Tem duração específica (curta ou longa) e etapas a serem seguidas. São as clássicas “dietas da moda”. O termo “dieta” na verdade é usado erroneamente. O correto seria regime dos pontos, regime Dukan, regime da lua, regime paleolítico, regime detox, dentre outros. O regime caracteriza-se por orientações gerais, na grande maioria das vezes infundadas, ou que não podem ser seguidas por qualquer indivíduo, e que podem trazer prejuízos à saúde.

A dieta propriamente dita consiste em um plano alimentar elaborado por um profissional nutricionista para uma única pessoa. Nenhuma dieta é igual a outra pelo simples fato de um organismo ser diferente do outro. Patologias, hábitos alimentares, deficiências nutricionais, aspectos psicológicos e demais particularidades do paciente são considerados para prescrever uma dieta. Esta é sinônimo de plano alimentar, e também está relacionada à reeducação alimentar.

No regime, há restrições alimentares com o objetivo de emagrecer rapidamente. Em uma dieta, também há algumas restrições no consumo de alguns alimentos, porém, baseadas em sintomas clínicos, características fisiopatológicas individuais e que podem ocasionar ou agravar alguma doença. Essas restrições em uma dieta têm o objetivo de tratamento e alívio de sintomas.

O regime depende, exclusivamente de quem adere a ele, e uma dieta depende do conhecimento do profissional, da disposição do paciente e da relação nutricionista-paciente trabalhada em consultório. Em ambos a perda de peso, de fato, ocorre, mas de maneiras diferentes e com características particulares distintas. Existem inúmeras formas para perder peso, o que não quer dizer que se emagreça com qualidade.

Além do que, uma dieta específica não se destina somente para quem precisa ou deseja perder peso. Em várias doenças e fases da vida, um plano alimentar se faz necessário para tratamento ou manutenção da saúde.

Drª Ana Perdigão – Nutricionista Clínica e Saúde Mental

www.facebook.com/draanaperdigao

Anúncios

Deixe aqui seu comentário ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s